A maneira como as organizações realizam a manutenção de seus equipamentos de manufatura varia de acordo com a organização. Na maioria dos casos, a maioria das organizações adota a abordagem de manutenção preventiva. No entanto, algumas organizações optam por utilizar a abordagem de manutenção preditiva, que é muito mais sofisticada.
A manutenção preventiva é uma estratégia de longa data na indústria de manufatura. Essa estratégia é bastante simples: programar a manutenção de rotina para cada peça individual do equipamento de manufatura dentro de uma operação e realizar a manutenção nos intervalos programados. Alguns intervalos serão diferentes para diferentes conjuntos de equipamentos. Por exemplo, peças de equipamento mais antigas podem exigir manutenção adicional do que peças de equipamento mais novas no mesmo período de tempo. Como tal, os intervalos para esses equipamentos mais antigos podem ser mais curtos do que os equipamentos mais novos em uma operação específica. O mesmo poderia ser potencialmente dito para peças de equipamento que têm mais uso do que outras peças de equipamento.
Uma estratégia mais recente e muito mais sofisticada de manutenção é a manutenção preditiva. Ao contrário da manutenção preventiva, em vez de definir intervalos programados, por que não deixar que as máquinas avisem quando precisam de manutenção? Esta é a abordagem da manutenção preditiva. Por meio de sistemas altamente integrados, as organizações são capazes de monitorar dados importantes de precursores de seus equipamentos que indicariam quando aquela peça do equipamento precisaria de manutenção. Parece perfeito, certo? Exceto pelo fato de que esses sistemas não são baratos. Na maioria das vezes, eles custariam o mesmo como se as organizações simplesmente adiassem a manutenção preventiva para cada peça de seu equipamento.
Conforme mencionado anteriormente, a maioria dos proprietários de empresas chegou à conclusão de que as barreiras de entrada para a transição para uma estratégia de manutenção preditiva são bastante altas. Esses sistemas não apenas custam uma quantidade exuberante de capital, mas também exigem um conjunto altamente personalizado de protocolos de treinamento sobre os quais as organizações devem instruir seus funcionários. Não importa o status da sua organização, isso pode ser um desafio. Seja tentando ensinar aos funcionários antigos novos sistemas e protocolos que vão contra tudo o que eles podem ter conhecido anteriormente em seu tempo com uma organização, ou novos funcionários completamente inconscientes do que estão se metendo, você está fadado a enfrentar alguns desafios. Independentemente disso, se sua organização possui capital disponível para investir nesses sistemas, o investimento vale a pena. Embora o treinamento possa não ser fácil, seus funcionários eventualmente farão a transição de forma mais tranquila e os benefícios superarão os custos.
Se sua empresa está considerando a mudança, certifique-se de revisar o recurso apresentado abaixo para obter mais informações sobre manutenção preditiva e preventiva. O infográfico contém detalhes adicionais sobre as vantagens e desvantagens de cada abordagem e o que isso pode significar para o seu negócio. Tudo cortesia de Soluções de serviço industrial.
Do blog: Futureplay