Ao administrar um site de comércio eletrônico, é provável que você colete grandes quantidades de dados confidenciais de clientes, por exemplo, nome, endereço e detalhes do cartão de crédito. Por isso, você precisa se certificar de que seu site possui um forte sistema de segurança, por isso é bom entrar em contato com uma empresa como TokenEx para garantir que você tenha o conselho de um profissional.

Caso contrário, se alguém invadir seus sistemas e roubar seus dados, você poderá ser multado em uma multa terrível de acordo com os Regulamentos Gerais de Proteção de Dados (GDPR). Sem mencionar que pode custar sua reputação como um negócio seguro e confiável – não vale o risco!

A boa notícia é que existem etapas que você pode seguir para melhorar a segurança do seu site e reduzir o risco de um ataque cibernético. Siga nossas dicas abaixo para proteger seu site de comércio eletrônico e certifique-se de marcar todas as caixas de sua lista de verificação de segurança cibernética.

1. Escolha o host certo

Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que está escolhendo o host certo para o seu site. Algumas plataformas são projetadas para hospedar blogs e sites em geral, enquanto outras são destinadas a hospedar empresas e sites de comércio eletrônico. O último geralmente terá melhores medidas de insegurança incorporadas para ajudar a proteger seu site e os dados nele contidos.

Claro, é provável que seu site de comércio eletrônico já esteja hospedado em algum lugar (a menos que você esteja começando do zero), mas lembre-se, nunca é tarde para trocar de host se você quiser mudar para uma plataforma mais segura. Passe algum tempo fazendo sua pesquisa e você poderá escolher o host mais seguro para o seu negócio.

2. Certifique-se de ter sistemas de segurança eficazes

Uma das melhores maneiras de defender seu site contra invasores é garantindo que você tenha todos os softwares de segurança básicos (mas ainda assim importantes) instalados. Isso significa garantir que você tenha um firewall forte para ajudar a proteger seus dispositivos e seu site contra vírus e conteúdo malicioso. Da mesma forma, vale a pena ter sistemas antivírus e antimalware instalados para proteção adicional.

3. Criptografe todos os seus dados

Existem várias técnicas diferentes que os cibercriminosos usam para atacar sites e uma delas é interceptar as transmissões quando os dados estão sendo inseridos, compartilhados ou transmitidos através do seu site – é uma espécie de espionagem digital. Eles então têm acesso a esses dados confidenciais, como as informações financeiras de um cliente. Porém, ao criptografar seus dados usando certificados SSL, isso garante que apenas o destinatário seja capaz de ler as informações que está inserindo.

Também é uma boa ideia criptografar todos os dados armazenados em seu site para que não possam ser roubados de seu servidor. Podem ser quaisquer dados armazenados localmente ou que tenham backup em uma plataforma baseada em nuvem.

4. Certifique-se de que sua rede é segura

Existem várias maneiras de se certificar de que sua rede está segura, mas uma das mais eficazes é instalando um sistema de detecção de intrusão (IDS). Isso pode alertá-lo se e quando um cibercriminoso estiver tentando obter acesso aos seus sistemas. Ele também irá alertá-lo se um usuário da web estiver tentando obter acesso a informações que são restritas a ele e que ele não tem permissão para visualizar. Isso o alertará rapidamente sobre o problema para que possa resolvê-lo mais rapidamente e impedir que visitantes indesejados entrem em seus sistemas.

Outras maneiras de garantir a segurança da sua rede incluem a utilização de senhas fortes para qualquer pessoa que se conecte à sua rede e a atualização regular de todos os softwares de segurança. É uma boa ideia garantir que você tenha uma política de senha forte, na qual todos os usuários alterem suas senhas regularmente. Da mesma forma, você deve executar verificações regulares para ver se sistemas de segurança mais atualizados estão disponíveis.

5. Teste seus sistemas regularmente

Depois de instalar todos os sistemas relevantes, especialmente o software de segurança, é uma boa ideia certificar-se de que você está testando esses sistemas regularmente. Dessa forma, você pode identificar quaisquer áreas de fraqueza em sua segurança e resolvê-las rapidamente. Isso também lhe dá a chance de verificar se todas as ferramentas e plataformas estão funcionando como deveriam. Há uma série de testes que você pode executar, como firewall e teste de penetração, e você pode fazer isso sozinho ou contratar um profissional para verificar seu site.

6. Certifique-se de que seus funcionários estejam informados

Infelizmente, o erro humano é uma das maiores causas de falhas de segurança e pode ser a razão pela qual os hackers conseguem entrar em seus sistemas. Claro, isso não é uma intenção maliciosa da equipe ou dos usuários, mas sim uma falta de compreensão ou um simples erro. Portanto, para reduzir a probabilidade de isso acontecer, é uma boa ideia educar todos os funcionários ou qualquer pessoa que tenha acesso aos seus sistemas sobre as medidas básicas de segurança cibernética.

Ensine-os sobre as práticas recomendadas de senha e como identificar downloads suspeitos ou e-mails de phishing. Tudo isso pode reduzir o risco de eles concederem acidentalmente aos invasores acesso aos seus dados ou site. Também é importante que eles entendam o ‘plano de recuperação de desastre’ caso algo dê errado. Eles precisam saber a quem denunciar o problema e como agir o mais rápido possível para se antecipar aos cibercriminosos.

7. Não colete ou armazene dados desnecessários

Finalmente, embora possa não interromper diretamente um ataque, certamente pode ser uma bênção se alguém tentar acessar seus sistemas, você deve manter sua coleta de dados ao mínimo. Isso significa apenas coletar e armazenar dados de que você absolutamente precisa para poder oferecer seus serviços. Isso significa que dados como detalhes de cartão de crédito nunca devem ser armazenados. Também é uma boa ideia atualizar e limpar regularmente seu banco de dados para garantir que você não mantenha informações desnecessárias registradas por mais tempo do que o necessário.

Ao manter muitas informações armazenadas em seu site, você se torna um alvo maior para os invasores e aumenta o risco de incomodar os clientes se seus dados forem roubados ou perdidos de alguma forma. Como tal, é melhor manter a coleta de dados ao mínimo.

Do blog: Futureplay

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Sua empresa precisa ser mais amigável à Internet?

Quanto tempo você gasta na Internet, no que se refere à administração…

A automação é a chave para o sucesso dos negócios em 2020?

As taxas de fracasso de negócios estão em um recorde de todos…

Projetando um ótimo site para sua empresa

O design da Web tornou-se um tópico necessário para os proprietários de…

Quatro fatores a serem considerados ao criar e desenvolver um site

Em primeiro lugar, o seu site deve ser abordado ao desenvolver um…