Notícias falsas se tornaram um grande problema no cenário sócio-político moderno. O uso desenfreado de notícias falsas para incitar as pessoas e usá-las para criar propaganda é evidente no Facebook. No entanto, a rede social não pode fazer muito para parar de espalhar a notícia. Agora, o Facebook parece pronto para reprimir as páginas que estão espalhando mensagens falsas como notícias. A questão permanece – o Facebook é tarde demais?
Como as notícias falsas se espalham no Facebook?
Muitas páginas afirmam ser fontes de notícias no Facebook. Eles compartilham links para diferentes sites obscuros e escrevem mensagens de incitação ou de ódio em suas mensagens. Ironicamente, essas páginas também têm um alto nível de engajamento. Com isso, essas páginas passam a funcionar como moinhos de boatos e a cozinhar histórias uma após a outra. Considerando como é fácil criar uma página no Facebook e começar a compartilhar histórias como essa, pode ser difícil para a própria rede social reprimir notícias falsas.
Nova ferramenta de notícias falsas
O Facebook lançou recentemente uma nova ferramenta de notícias falsas que usa o poder de seus 1,8 bilhões de usuários para encontrar notícias falsas. A nova ferramenta agora permitirá que os usuários sinalizem qualquer relatório como ‘notícia disputada’ para que a rede social possa ser notificada sobre tal fonte. Embora a bandeira tenha sido anunciada em dezembro de 2016, ela foi recentemente lançada nos Estados Unidos e pode ser encontrada em grande escala.
Observe que o Facebook estava sob rigoroso escrutínio alemão em dezembro do ano passado. Foi anunciado que a rede social pagará 500 mil euros por cada notícia falsa que não conseguir recolher. Essas declarações duras da Alemanha aumentaram a aposta do Facebook e se prepararam para notícias falsas rapidamente. No entanto, sua ferramenta de detecção de notícias falsas ainda não está amplamente disponível, especialmente fora dos Estados Unidos. Isso pode prejudicar as perspectivas da empresa, ao sugerir que ela leva a sério a anulação de notícias falsas e a apresentação de notícias mais imparciais a seus usuários.
O Facebook é tarde demais?
É muito provável que o Facebook chegue tarde demais no combate às notícias falsas. A plataforma foi mal utilizada por malfeitores na criação de dezenas de notícias falsas, imagens de compra de fotos e milhares de mensagens para influenciar as tendências sociais e políticas. Na verdade, a propaganda russa durante as recentes eleições presidenciais também deveria ser orquestrada por sites de mídia social como o Facebook. Como essas redes sociais não possuem ferramentas proativas de detecção de notícias falsas, é altamente provável que o Facebook seja tarde demais.
No entanto, ainda há espaço para a rede social corrigir seus algoritmos. A nova ferramenta lançada pelo Facebook foi considerada um esforço indiferente pela rede por muitos. Depois que uma história foi sinalizada como contestada por um usuário, ela seria fornecida a organizações terceirizadas como FactCheck.org para verificação. Se a notícia for realmente fabricada, o Facebook não irá retirá-la do ar. Em vez disso, ele simplesmente postará um aviso e uma explicação sobre o status das notícias. Se alguém compartilhar a notícia, receberá um aviso do Facebook de que a notícia é contestada. Isso não é o suficiente, mas o Facebook deu um passo.
Do blog: Futureplay