Os avanços na tecnologia estão mudando rapidamente o panorama de praticamente todos os setores, especialmente o de manufatura. Os avanços modernos estão permitindo que os operadores de fábrica otimizem os processos de produção, inovem em um ritmo mais rápido do que nunca e forneçam produtos de maior qualidade para atender às demandas em constante mudança. Devido à versatilidade dessas tecnologias, há várias áreas da manufatura nas quais a tecnologia está sendo aproveitada.
Inteligência artificial: a IA está sendo usada de várias maneiras, incluindo a detecção se os funcionários estão usando equipamento de proteção individual (EPI) adequado, bem como para manutenção preditiva. A manutenção preditiva é uma abordagem proativa. É necessária uma abordagem baseada em dados mais em tempo real para identificar o potencial de problemas desde o início. A manutenção preditiva com a ajuda de IA, faz medições das operações da máquina à medida que ocorrem e usa esses dados para levantar bandeiras vermelhas quando são observadas indicações de um problema. O tempo de inatividade não planejado e a manutenção reativa são destruidores da produtividade de sua instalação, mas quase toda a manutenção é, por necessidade, reativa. As práticas de manutenção preditiva, no entanto, podem mudar essa situação, tornando ainda mais fácil para você ser pró-ativo e tomar decisões mais informadas sobre que estoque manter em mãos. Os sensores e monitores de dados podem ajudá-lo a entender qual equipamento tem mais probabilidade de precisar de manutenção ou peças de reposição em um futuro próximo, tornando as decisões de pedido menos um jogo de adivinhação e mais uma metodologia baseada em dados.
Planejamento de recursos empresariais: ERP é o uso de tecnologia para agilizar muitos aspectos administrativos e logísticos da manufatura. Isso pode incluir finanças, operações da cadeia de suprimentos, atividades de comércio, geração de relatórios e funções de recursos humanos. A tecnologia não se destina apenas ao uso no processo de fabricação em si, como você pode ver que há maneiras de beneficiar as funções de bastidores para melhorar a produtividade da própria força de trabalho. Você deve considere um consultor para ver se você está pronto para implementar ERP se ainda não o fez, um bom plano de integração de tecnologia pode aumentar a produtividade de suas instalações, reduzir o tempo de inatividade não planejado e, o mais importante, ter um impacto positivo em seus resultados financeiros.
Para obter mais dicas para desenvolver ou atualizar seu plano de integração de tecnologia e outros exemplos da função da tecnologia na manufatura, verifique o infográfico abaixo!
Do blog: Futureplay