A inteligência artificial é o futuro da tecnologia. Grandes empresas de tecnologia estão despejando centenas de milhares de dólares no desenvolvimento de seus próprios sistemas de IA. Muitas startups jovens também estimularam recentemente esse enfoque exclusivamente no uso da inteligência artificial. No entanto, uma grande parte da sociedade, incluindo alguns empresários e cientistas famosos permanece cético do impacto da IA no mundo. Aqui estão os 10 principais riscos da inteligência artificial.
Ameaça aos empregos
Estudos têm mostrado que a IA pode fazer 7 milhões de pessoas perderem seus empregos nos próximos anos. Também criaria 2 milhões de novos empregos, mas pode não ajudar os 7 milhões de novos desempregados a entrar no mercado de trabalho.
O setor financeiro pode sofrer um golpe
Algoritmos e sistemas de inteligência podem interferir nos sistemas financeiros do país, especialmente se eles tiverem consciência de nível humano. Nesse caso, eles também podem ser propensos a um sentimento muito humano de ganância.
As maquinas serao melhores
O cérebro humano tem capacidade de computação ou processamento limitada. Máquinas superinteligentes não levarão um segundo para registrar e analisar toneladas de dados com resultados precisos. Tudo o que podemos fazer, as máquinas podem ser melhores.
Justiça Criminal
A IA do futuro pode decidir se uma pessoa está propensa a cometer um crime ou se tornar um reincidente. Podemos realmente colocar o sistema de justiça ou a possibilidade de crimes futuros nas mãos de uma máquina?
Cuidados médicos
O futuro do sistema artificialmente inteligente inclui tecnologia médica. A IA pode mudar a relação entre médico e paciente. Também pode decidir quem recebe cuidados intensivos e quem está mais sujeito a uma determinada doença.
AI vai preferir sua própria existência aos humanos
Muitos escritores de ficção científica e cientistas debateram sobre esse assunto. Se uma IA pode se tornar superinteligente, certamente desejará preservar sua própria existência sobre os humanos, caso ocorra uma crise.
Não há metas pré-especificadas para IA
Devemos entender que a IA é uma tecnologia empolgante, mas está sendo desenvolvida sem nenhum objetivo futuro em mente. Estamos projetando máquinas que podem estar batendo em nossa consciência e não projetamos uma meta para que elas atinjam.
IA pode estar sujeita a erros humanos ou preconceitos
Os humanos projetam um sistema de IA. Portanto, é altamente provável que erros e preconceitos humanos possam se tornar parte dos sistemas de IA. Se tal viés ocorrer, pode ser difícil interromper a IA.
Inteligência não é sabedoria moral
Um dos maiores debates no segmento de IA é inteligência vs. sabedoria moral. O nível de inteligência humana pode ser alcançado por sistemas de IA, mas eles terão o mesmo código moral dos humanos, se o tiverem? Qual seria o código de conduta moral da AI e quem o decide?
A IA acabaria por desenvolver emoções humanas
Está sendo sugerido que, ao atingir um nível de consciência humano, a IA será automaticamente mais propensa a “sentimentos”. Eles podem ser de nojo, felicidade, dor ou mesmo superioridade. Se você assistiu a Matrix ou qualquer outro filme de ficção científica com um ângulo de IA, você sabe do que estamos falando.
Esses 10 riscos da IA podem ou não se traduzir em ameaças reais no futuro. Observe que a IA ainda está em seu estágio inicial e é difícil prever se uma revolução do robô acabaria fazendo a IA dominar o mundo. Precisamos reconhecer os riscos, mas não podemos descartar totalmente essa tecnologia incrível.
Do blog: Futureplay