A inteligência artificial está rapidamente se preparando para um futuro brilhante. Enquanto centenas de entusiastas da tecnologia estão esperando por implicações maiores dessa tecnologia para beneficiar a sociedade, outras centenas estão céticos sobre seu impacto. O problema com a IA é que ela intimida muitos. Uma pessoa comum que não seja técnica não entende o funcionamento ou as implicações do sistema. Isso o torna mais vulnerável às ameaças representadas pelo sistema.
A questão é: a IA realmente terá um forte impacto na sociedade?
A resposta é sim. No entanto, ainda precisamos descobrir o que significaria um ‘forte impacto’.
Impacto econômico
O maior impacto econômico da IA será a redução de custos para muitas empresas e a perda de empregos para milhões de pessoas. Estudos estimam o número de empregos perdidos em 7 milhões. As empresas adoram a ideia de IA, pois é um sistema inteligente como os humanos, mas não necessariamente vem com erros humanos. AI não tirará licença médica e certamente não se atrasará para o trabalho. Ele pode ser usado 24×7 e pode receber zilhões de bytes de dados para análise. Este trabalho será impossível para os humanos. Observe que a IA não é a máquina-robô que você vê nas fábricas de automóveis. É mais do que isso – um sistema inteligente que pode funcionar por conta própria. Um lado bom desse impacto do trabalho serão os seres humanos inferiores realizando trabalhos perigosos ou com risco de vida.
Mudança na educação tecnológica
A IA também ajudará na criação de 2 milhões de novos empregos, o que exigirá uma força de trabalho com habilidades diferentes. A geração do milênio, que já está interrompendo a cultura de trabalho típica, pode estar lidando com essa nova tecnologia. Haverá novos cargos e novas posições em organizações sobre as quais nunca ouvimos falar antes. A educação tecnológica, em grande medida, agora sofrerá uma grande mudança para a IA.
Saúde renovada
Você sabia que a IA pode eliminar profissionais como médicos e advogados e substituí-los por seus sistemas e algoritmos superinteligentes? Sua saúde pode mudar para sempre. Robôs inteligentes agora podem se tornar zeladores e decidir qual doença você tem. Eles podem até sugerir se você precisa de algum tipo de tratamento especial ou não. Alguns inovadores de tecnologia também estão falando sobre a criação de ciborgues. É muito provável que essa tecnologia futurista se torne realidade em breve. Observe que um sistema de IA ou um robô cuidador pode ser capaz de definir sua suscetibilidade a doenças ou suas chances de contrair infecções, etc. com base em seu DNA. Os cuidados de saúde como os conhecemos mudarão para sempre.
Vigilância
AI não se trata apenas de robôs e ciborgues. A inteligência artificial também pode estar afetando o tipo de informação que compartilhamos com várias organizações e provedores de serviços. O Google está supostamente trabalhando em um novo sistema que ajuda na contagem de impressões de anúncios lendo seus olhos. Haverá dispositivos de um tipo novo e futurístico que podem ler movimentos corporais, movimentos dos olhos e até impressões cerebrais. Alguns afirmam que as impressões cerebrais podem ser usadas como senhas para dispositivos digitais em breve. No entanto, compartilhar tantos dados com um sistema de IA pode causar problemas de vigilância e questões de privacidade bem.
A inteligência artificial estará, sem dúvida, no comando das inovações tecnológicas nos próximos 10 a 15 anos. O impacto desses sistemas é empolgante, mas igualmente intimidador.
Do blog: Futureplay