Você acha que a inteligência artificial é assustadora?
Você é um entre muitos que acreditam que a inteligência artificial, de alguma forma, tornará difícil para os humanos fazerem seu trabalho. No entanto, a IA é apenas um programa sofisticado que silenciosamente vem mudando a maneira como você calcula ao longo dos anos. Não acredita em nós? Veja o exemplo do SIRI ou do reconhecimento de voz do Google. Esses dois são exemplos bonitos e clássicos do que a inteligência artificial pode fazer pelos humanos. Isso não é tudo. O Amazon Echo é um dispositivo que pode trazer uma forma muito avançada de inteligência artificial para o seu caminho. Mesmo o seu feed de notícias do Facebook não é genérico. Ele é projetado por um conjunto de algoritmos gerenciados por meio de IA.
O que é inteligência artificial e por que você deveria saber sobre isso?
A inteligência artificial pode simplesmente ser definida como um conjunto de programas cognitivos que podem interagir com seu ambiente sem interferência humana. A IA é baseada na ideia de aprendizado de máquina, ou seja, é fácil para uma máquina aprender padrões genéricos em dados sem a necessidade de um algoritmo específico. A máquina ou programa pode usar suas próprias habilidades lógicas e cognitivas para encontrar esses padrões genéricos e fornecer resultados amplamente confiáveis. Seu feed de notícias do Facebook, por exemplo, entende as páginas e as pessoas com quem você mais interage e tenta trazer as postagens dessas pessoas para o topo de seu feed.
Você deve saber sobre inteligência artificial porque ela começará a dominar o campo da tecnologia nos próximos 5 anos. Especialistas e empresários entenderam que a IA é o futuro dos negócios e da tecnologia. Portanto, eles estão se preparando para o grande dia quando a IA finalmente se tornar uma solução de negócios supremamente viável. Com o surgimento de inteligência artificial na indústria fmcg, por exemplo, você pode ver uma mudança massiva no funcionamento dessa indústria em termos de colocação de produtos, mantendo a sustentabilidade e melhorando a eficiência. Até mesmo o Watson da IBM já deu um passo à frente nessa direção e tem a capacidade de computação de 10 milhões de registros por segundo. Com a IA, a questão não é ‘por que’, mas ‘quando’.
A IA vai derrubar os humanos?
De acordo com a International Data Corp, AI será um $ 16,5 bilhões mercado em 2019. À medida que mais empresas começam a se abrir para essa tecnologia, esse mercado continuará a crescer com centenas de novos programas de automação lançando regularmente. Google, Amazon, Facebook, Microsoft e IBM decidiram recentemente lidar com questões públicas relacionadas à IA. Eles querem regulamentar esse campo criando as melhores práticas do setor.
As questões de vigilância e privacidade são mais violentas com a IA do que com qualquer outra tecnologia mais recente. Isso ocorre porque a IA é baseada em grandes volumes de dados que podem causar uma ameaça à privacidade dos indivíduos. No entanto, não há dúvida de que a IA já está transformando vidas e tornando muitas tarefas mais fáceis para nós. O fato de que a IA fará as pessoas perderem seus empregos é apenas parcialmente verdade. Isso ocorre porque a IA criará milhões de empregos ao mesmo tempo, o que ajudará muitos millennials a obter oportunidades de trabalho que nunca pensamos há 5 anos.
É difícil aprender IA? Não. Se você passar algum tempo aprendendo sobre IA, descobrirá que é uma tecnologia incrivelmente útil, especialmente em nível empresarial. Seu smartphone também funciona como uma pequena fábrica de IA. No entanto, ele tem apenas pequenos poderes de computação. Com o tempo, as regulamentações serão introduzidas e a IA se tornará uma tecnologia útil que não cria nenhuma ameaça à privacidade de ninguém.
Do blog: Futureplay